Dra-Karina-Alvarenga_logoDra-Karina-Alvarenga_logoDra-Karina-Alvarenga_logoDra-Karina-Alvarenga_logo
  • Home
  • Dra. Karina
    • Formação
    • Congressos
    • Locais de atendimento
  • Diabetes
    • Bomba Insulínica
    • Contagem de Carboidratos
  • Nutrição
  • Artigos e Notícias
  • E-books
  • Sites recomendados
  • Gráfico de Monitoramento do Peso
  • Contato

Alerta! Os suplementos de "apoio adrenal"

Muitos suplementos de “suporte adrenal” vendidos on-line como estimuladores de energia podem conter hormônios da tireoide e esteroides que não estão listados nos rótulos e podem causar efeitos colaterais perigosos, sugere um estudo.

Pesquisadores compraram os 12 suplementos dietéticos mais populares para melhorar o metabolismo, promover energia, aliviar a chamada fadiga adrenal ou fornecer “suporte adrenal”. A glândula suprarrenal produz hormônios como o cortisol, que ajuda a regular o metabolismo e a controlar o estresse e a aldosterona.

Os exames laboratoriais dos suplementos descobriram que todos continham hormônio tireoidiano e a maioria tinha pelo menos um hormônio esteroide.

“Os pacientes devem estar cientes de que qualquer suplemento que é vendido como ‘natural’, ‘orgânico’, ‘à base de plantas’ pode não ser seguro”, disse o principal autor Dr. Halis Kaan Akturk do Centro Barbara Davis de Diabetes na Universidade do Colorado.

“Essas palavras e similares dão aos pacientes uma falsa segurança”, disse Akturk, que fez o estudo na Mayo Clinic, em Jacksonville, Flórida, por e-mail.

A maioria dos americanos que tomam suplementos dietéticos compra-os online ou em lojas sem consultar o seu médico, e eles geralmente confiam em rótulos de produtos ou materiais promocionais em sites para decidir o que levar, os pesquisadores observam na Mayo Clinic Proceedings.

Ainda mais preocupante, cerca de metade dos adultos mais velhos tomam suplementos dietéticos, muitas vezes enquanto tomam medicamentos prescritos que podem interagir mal com suplementos e causar efeitos colaterais sérios ou até fatais.

Tomar muito hormônio da tireoide pode levar a problemas cardíacos que ameaçam a vida, danos aos ossos, perda excessiva de peso, tremores e agitação, disse Akturk.

Cada suplemento do estudo continha uma pequena quantidade de um hormônio da tireoide conhecido como triiodotironina (T3).

Além disso, sete dos suplementos continham pelo menos um hormônio adrenal ou esteroide. O hormônio mais comumente detectado foi pregnenolona, que estava em cinco suplementos.

As pessoas que acidentalmente tomam hormônios adrenais ou esteroides podem apresentar sintomas como ganho de peso, perda de cabelo, depressão, acne e estrias, bem como um bloqueio potencialmente fatal das glândulas supra-renais, disse Akturk.

Nenhum dos produtos testados mencionou quaisquer hormônios da tireoide ou esteroides em seus rótulos ou em listas de ingredientes incluídos com materiais de embalagem, segundo o estudo.

O estudo não foi um experimento controlado projetado para provar se ou como os hormônios escondidos em suplementos dietéticos podem causar problemas de saúde.

Também não está claro qual dose desses hormônios, durante o período de tempo, pode levar a efeitos colaterais, disse o Dr. Pieter Cohen, pesquisador da Cambridge Health Alliance e Harvard Medical School em Boston, que não esteve envolvido no estudo.

“Não há dúvida de que, se você tomar muitos hormônios, eles podem ter sérios efeitos adversos”, disse Cohen por e-mail.

Mas as quantidades nos suplementos testados no estudo podem ser muito pequenas para causar problemas, disse Cohen. Como o efeito exato não está claro, os pacientes devem evitar esses produtos, aconselhou Cohen.

“Minha recomendação é manter os suplementos vitamínicos e minerais que um médico recomenda”, disse Cohen. “Se alguém está se sentindo geralmente cansado ou com pouca energia, mas ainda não sente a necessidade de consultar um médico, eu recomendo tentar comer mais saudável, fazer exercícios extras e dormir um pouco mais como o próximo melhor passo do que procurar uma solução. em uma garrafa de suplementos”.

Referências:

• mayocl.in/2Hv9uhs Mayo Clinic Proceedings, on-line 01 de março de 2018;
• Sociedade Europeia de Endocrinologia.

Compartilhar
0

Artigos relacionados

5 de dezembro de 2019

Você observa as suas fezes?


Leia mais
4 de setembro de 2018

Pirâmide alimentar pós cirurgia bariátrica


Leia mais
6 de maio de 2018

Exercícios físicos: por que sozinhos podem não emagrecer?


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Dra-Karina-Alvarenga_rodape
Patos de Minas - Clínica Climed
Rua Dr. Marcolino, 681 - Centro
(34) 3814-5080 | (34) 99897-1025
Patrocínio - Clínica Theros
Av. João Alves Nascimento, 832 – Centro
(34) 3832-2030 | (34) 99993-1025

© 2018 Dra. Karina Alvarenga.